As redes sociais têm transformado nossas vidas, permitindo que estejamos interligados em diferentes meios de informação e comunicação ao mesmo tempo1. Elas nos permitem acompanhar pessoas, estar atentos às tendências, aos estilos de vida, a diferentes discussões do mundo moderno1. Além disso, as redes sociais se transformaram na maior influência de compra do consumidor1. Uma pesquisa da Global Digital Overview 2020 mostra que mais de 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo já usam a internet, das quais 3,8 bilhões estão nas redes sociais1.
Como Anunciar Produtos e Serviços nas Redes Sociais
Fazer anúncios em redes sociais significa investir dinheiro na promoção do seu conteúdo, para que ele chegue a uma nova audiência2. Com os algoritmos limitando cada vez mais o alcance orgânico das publicações, as marcas tornaram cada vez mais comum a prática de separar um orçamento mensal para impulsionar anúncios em redes sociais2. Para realizar anúncios nas redes sociais, é preciso disponibilizar uma verba pequena objetivando a promoção dos seus posts para que ele possa aparecer para um número maior de pessoas3.
Principais Redes Sociais para Divulgação de Produtos
As principais redes sociais para a divulgação de negócios incluem o WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Pinterest4. Cada uma dessas plataformas tem suas próprias características e vantagens para a divulgação de produtos e serviços. Por exemplo, o Facebook permite o compartilhamento de postagens e a criação de fanpages, além de oferecer o Facebook Ads para anúncios pagos5. O YouTube permite a criação de um canal para a sua loja virtual5. Portanto, a escolha da plataforma depende do tipo de produto ou serviço que você está oferecendo e do público-alvo que você está tentando alcançar.
- Baixe o aplicativo “WhatsApp Messenger” na loja de aplicativos do seu dispositivo.
- Abra o aplicativo e toque em “Concordar e continuar” para aceitar os “Termos de serviço” do WhatsApp.
- Digite seu número de telefone. O WhatsApp usará esse número para verificar seu telefone.
- Toque em “Pronto” no canto superior direito da tela.
- Toque em “Sim” para confirmar o número de telefone digitado.
- Aguarde até receber uma mensagem automática do WhatsApp com um código de verificação de seis dígitos.
- Anote o código de verificação recebido e digite-o no WhatsApp para verificar seu número de telefone.
- Configure seu perfil adicionando uma foto e digitando seu nome.
- Acesse youtube.com e clique em “Fazer login”.
- Selecione “Criar conta” e escolha a opção “Para mim” ou “Para gerenciar meu negócio”.
- Preencha o formulário com suas informações pessoais.
- Insira sua data de nascimento.
- Insira o código de verificação enviado para o seu email ou número de telefone.
- Baixe o aplicativo Instagram na loja de aplicativos do seu dispositivo.
- Abra o aplicativo, vá até “Perfil” (no canto inferior direito) e toque na opção “Criar conta”.
- Você terá diversas opções para criar sua conta, usando um telefone/e-mail, Facebook, e-mail do Google ou Twitter.
- Siga as instruções na tela para concluir a criação da sua conta.
- Acesse facebook.com e clique em “Criar nova conta”.
- Insira seu nome, email ou número do celular, senha, data de nascimento e gênero.
- Clique em “Cadastrar-se”.
- Para terminar de criar sua conta, você precisará confirmar seu email ou número de celular.
- Baixe o aplicativo TikTok na loja de aplicativos do seu dispositivo.
- Abra o aplicativo e toque em “Eu” (o último ícone do menu na parte inferior da tela).
- Toque em “Criar uma conta com seu telefone ou e-mail”.
- Digite o número do seu celular e o código de confirmação que receber, ou insira seu endereço de e-mail e crie um nome de usuário e uma senha.
- Acesse pinterest.com e clique em “Criar nova conta”.
- Insira seu nome, email ou número do celular, senha, data de nascimento e gênero.
- Clique em “Continuar”.
- Siga as instruções na tela para concluir a criação da sua conta.
Lembre-se de sempre proteger suas informações pessoais e não compartilhar suas senhas com ninguém. Além disso, é importante verificar a segurança da sua conexão à internet antes de fornecer qualquer informação pessoal.